A alimentação é parte fundamental para proporcionar o equilíbrio ao corpo, diminuir os riscos de infecções ou inflamações, além de aumentar a imunidade e a defesa do organismo. Com o aumento da produção de alimentos processados, devido à mudança de estilo de vida, a população passou a mudar os hábitos alimentares, consumindo mais alimentos ricos em gorduras ruins, açúcares livres, sal em excesso e negligenciando um plano alimentar elaborado.
Quais são os benefícios de uma boa alimentação?
Promover a manutenção da saúde e investir em uma alimentação saudável são sinónimos de menos gastos em medicamentos e consultas médicas. Associada a exercícios físicos, boas horas de sono e hidratação adequada, a consciência sobre o que se come pode proporcionar saúde e completo bem-estar físico, mental e emocional.
Confira alguns dos benefícios que vão auxiliar na escolha de uma vida mais saudável e equilibrada na sua rotina diária:
- Mantém o bom funcionamento do organismo A energia é vital para manter todas as atividades do organismo. Isso significa que precisamos ingerir alimentos que nos proporcionem o combustível necessário para fazer tudo funcionar.
- Previne doenças A alimentação balanceada e rica em nutrientes previne doenças graves e crônicas, como hipertensão, diabetes, gastrite, alergias e outras. Além disso, ingerir regularmente alimentos industrializados, ricos em gorduras trans, açúcares, aditivos químicos, hormônios e agrotóxicos, também pode desencadear uma série de problemas.
- Melhora a qualidade de vida Quando se muda a alimentação e se mantém a regularidade no consumo adequado de nutrientes, é perceptível a melhora na qualidade de vida. Prefira alimentos naturais e um estilo de vida saudável. Descasque mais e desembale menos.
- Fornece mais energia ao corpo Os alimentos são nossos amigos e nos ajudam a ter mais energia e disposição durante o dia. Quem se alimenta bem claramente tem mais disposição, até mesmo para atividades corriqueiras. Alimentos termogênicos, como canela e gengibre, são muito indicados para quem tem uma vida agitada e gasta muita energia.
- Aumenta a expectativa de vida A longevidade está diretamente associada aos hábitos saudáveis, e a alimentação balanceada faz parte disso. Alguns alimentos, inclusive, têm o poder de inibir o envelhecimento, como azeite de oliva, alho, chá verde, tomate, vegetais de cor verde escura, frutas vermelhas, entre outros.
- Melhora a qualidade do sono Se você tem problemas para dormir, mudar a alimentação pode te ajudar a ficar livre da insônia. Primeiro, evite comer grandes porções de comida à noite. Prefira jantar cedo e comer algo leve antes de dormir. Alguns alimentos que podem te ajudar a descansar melhor são: maracujá, linhaça, aveia, leite morno, couve, salmão, arroz integral, alface, semente de gergelim.
- Auxilia no controle do peso Esse é o benefício que muita gente deseja: controlar ou perder peso. No entanto, é importante ressaltar que para perder peso não basta apenas fazer dieta; é preciso uma combinação de diversos fatores para que o emagrecimento ocorra de forma saudável e permanente.